87 fm

Empresas questionam habilitação para licitação da engorda da praia

Por Redação Tribuna do Norte em 27/03/2024 às 12:03:04
Engorda da praia poderá resolver problemas de erosão | Foto: Magnus Nascimento

Engorda da praia poderá resolver problemas de erosão | Foto: Magnus Nascimento

As três empresas que buscam participar do edital de licitação da engorda da Praia de Ponta Negra recorreram das habilitações e adiaram o processo de abertura dos envelopes das propostas. A informação é do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes. As empresas tinham até o prazo da última segunda-feira (25) para analisarem documentações umas das outras. Com isso, o início das obras segue sem prazo definido.


"Todas as empresas recorreram das habilitações. Agora a comissão vai julgar ambos os recursos. Não há previsão da abertura das propostas. Não temos prazos, pois após as análises haverá prazo das decisões dos recursos. Vamos agilizar a análise dos recursos", disse Carlson Gomes.


As três empresas que formularam propostas para execução da engorda da Praia de Ponta Negra possuem experiência com alargamento de faixas de areia em outras cidades brasileiras e no exterior. Além disso, duas das empresas são formadas por consórcios entre empresas brasileiras e estrangeiras, de países como Holanda e Bélgica. Segundo o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, a presença de empresas de fora já era esperada pela Prefeitura do Natal, em virtude do processo de dragagem ser de valor elevado e com poucas empresas especializadas no segmento.


Entre as empresas participantes está o consórcio Jandenul/Edcon Construções, da Bélgica e Ceará, respectivamente; o consórcio Vanord/Coastal, da Holanda e de Pernambuco; e pela DTA Engenharia, de São Paulo.


A obra da engorda da Praia de Ponta Negra pode resolver um problema que tem se intensificado em Natal nos últimos anos: o processo de erosão do Morro do Careca. O tema vem sendo acompanhado com várias reportagens pelo jornal TRIBUNA DO NORTE. O projeto está em discussão há vários anos em Natal e será um alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca.


Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. Segundo os estudos feitos pela empresa paulista Tetratech, a engorda será feita a partir de um "empréstimo" de areia submersa trazida de uma jazida em Areia Preta para Ponta Negra.


Além disso, a engorda da praia de Ponta Negra pode "salvar" o Morro do Careca, principal cartão postal de Natal, que sofre há anos com a erosão costeira e a descaracterização de sua paisagem. Segundo especialistas, a situação vem ocorrendo em virtude do avanço do mar, que acaba chegando mais facilmente na base do morro, gerando desgaste e rachaduras no paredão do Morro.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
PATRICIA
87 FM