87 fm

Estrutura da Árvore de Mirassol será substituída pela Prefeitura

Por Redação Tribuna do Norte em 24/01/2024 às 07:49:52
Objetivo é substituir estrutura da Árvore. Nova torre poderá abrigar decoração mais moderna - Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte

Objetivo é substituir estrutura da Árvore. Nova torre poderá abrigar decoração mais moderna - Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte

A Árvore de Mirassol, na zona Sul de Natal, irá ganhar uma nova estrutura para garantir mais segurança, com uma nova torre metálica que deve permitir a implantação de projetos, principalmente aqueles direcionados ao aumento de carga "para uma decoração mais moderna". A Prefeitura lançou uma licitação no último dia 28 de dezembro para contratação da empresa que irá realizar a substituição. A obra tem custo-base global de R$ 8.286.257,65. O prazo para execução dos serviços é de 120 dias contados a partir da data de expedição da ordem de serviço.


No próximo dia 2 de fevereiro ocorrerá a abertura dos envelopes para a escolha da empresa que fará toda a substituição, o que inclui serviços preliminares, desmontagem da torre antiga e demolição das bases, implantação da nova estrutura, limpeza final e administração local da obra. De acordo com o termo de referência para a contratação da empresa, "os serviços prestados na árvore têm por finalidade solucionar as anomalias aparentes e ocultas, bem como os riscos inerentes à segurança da estrutura".

A nova estrutura, conforme o termo, atenderá às normas vigentes da ABNT. A licitação está a cargo da Secretaria de Infraestrutura de Natal, mas a obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A Semsur explicou que a escolha da empresa seguirá o critério de menor valor (melhor proposta), tendo como base a estimativa global dos serviços – de mais de R$ 8,2 milhões.

"Esse montante é baseado na planilha orçamentária, cuja referência é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (tabela Sinap), mas o valor final do serviço será informado após a conclusão da licitação e a análise das propostas", afirma a Secretaria. "Depois de todo o processo licitatório, que começa com o aviso de licitação, acolhimento das propostas, abertura dos envelopes e escolha da empresa pelo menor valor, é realizada a análise documental. Se não houver recursos, é feita a assinatura do contrato, homologação e ordem de serviço", detalha a Semsur.

A Semsur não especificou um prazo para a conclusão de todos os serviços, porque, segundo a pasta, as datas dependem do processo licitatório. Após a ordem de serviço, no entanto, os trabalhos deverão durar quatro meses. "O tempo para a conclusão da licitação, adjudicação, homologação e ordem de serviço, depende da comissão de licitação. Depois é preciso passar a fase de recurso, o que poder demorar um pouco".

Fonte: Tribuna do norte

Comunicar erro
PATRICIA
87 FM