87 fm

Causa de falta de energia foi aumento no consumo

Por Redação Tribuna do Norte em 03/01/2024 às 09:00:08
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Cosern afirmou, em nota enviada nesta terça-feira (2), que a falta de energia que prejudicou o Réveillon no litoral sul do Estado foi causada por um aumento inesperado da demanda. A queda de energia começou na noite desse domingo (31) e continuou até às 3h09 da segunda-feira (1°), no litoral sul do Estado. A regiões mais afetadas foram as praias de Barreta, Búzios, Barra de Tabatinga e Camurupim. Segundo a Cosern, o aumento no consumo de energia foi de 33%, em comparação com o mesmo período do ano passado.


"Em decorrência dessa elevação incomum, houve atuação automática dos sistemas de proteção da rede elétrica, evitando riscos para população e, consequentemente, provocando desligamentos. Ao constatar as ocorrências, imediatamente, a empresa colocou em prática o plano emergencial para atender aos chamados com a maior brevidade possível. Em alguns casos, o tempo de atendimento foi prejudicado em razão da dificuldade de deslocamento das viaturas na ocasião, somado à complexidade dos reparos", disse a Cosern.


Ao todo, 6.778 clientes foram afetados. Em nota, a Cosern lamentou os impactos causados pela queda que atingiu clientes nas praias de Barreta, Búzios, Barra de Tabatinga e Camurupim, Litoral Sul do estado, às 20h14 do domingo (31). Além disso, destacou a normalização do serviço. "Em 04 minutos, o serviço foi normalizado para 68% dos clientes, para outros 20% em duas horas e a normalização total dos demais 12% dos clientes ocorreu às 03h09 desta segunda-feira (01)", afirmou.


Segundo o morador de Natal, que foi passar a virada de ano na Praia de Barreta, Igor Monteiro, a oscilação de energia começou por volta de 19 horas. Ele relata que na casa onde ele estava não teve perda de eletrodomésticos devido à ocorrência, mas algumas vizinhas dele afirmaram que perderam micro-ondas e geladeira.

Outros casos


Outras regiões também ficaram sem energia. Na área rural de São Gonçalo do Amarante, os moradores reclamaram a queda de energia. Segundo a dona de casa Maria de Fátima de Souza de Oliveira, houve receio de perder produtos que precisam de refrigeração. Outro ponto sem energia foi o bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Nessa segunda-feira (1°), de acordo com a caixa da pizzaria Only Pizza, Luana Germano, o bairro sofreu com a queda de energia das 23h30 até às 2h40. "Perdemos cerca de 5 pedidos", relata. De acordo com a Cosern, esses outros casos não tem ligação.

Fonte: Tribuna do norte

Comunicar erro
PATRICIA
87 FM