87 fm

Pai e filha conquistam vaga para o Pan-americano

Por Jair Bala em 14/05/2023 às 21:22:16

A família que trabalha unida, vence unida. O ditado popular serviu para descrever com clareza o feito de Marcos Felipe e a filha Hadassah Esther Silva do Nascimento, de 9 anos, que conquistou junto com o pai o direito de representar o Brasil e o RN no Pan-americano de Artes Marciais, que será realizado no próximo dia 30 de julho, na cidade de Aguascalientes no México.

O passaporte para a disputa internacional foi obtido com a excelente participação no Open Nacional de Artes Marciais, que foi realizado no último final de semana em Brasília-DF, onde a menina potiguar deu um verdadeiro show dentro do tatame.

A aluna do Centro Educacional Maanaim faz parte do projeto de formação de jovens valores desenvolvido pelo clube Palmeiras das Rocas e trouxe dentro da bagagem que levou para o Planalto Central nada menos que três medalhas de ouro e uma de prata nas 5 categorias que participou.

Residente do bairro das Rocas, Marcos Felipe que está muito alegre com a oportunidade ímpar no esporte, ressaltou não saber informar se essa é a primeira vez que pai e filho se classificam para representar o estado e o país numa competição internacional, mas de uma coisa está certo: é a primeira vez que ocorre algo do tipo entre os moradores do bairro das Rocas, conhecido na cidade como um centro revelador de talentos para todo tipo de modalidade esportiva.

A dupla irá participar no solo mexicano de disputas nas modalidades de Karatê e kickboxing e também das modalidades de sequências livres (katar) e sequências com armas marciais. Para manter um nível alto e o ritmo de competição, "o plano é o de realizar treinamentos contínuos na base da escola mesmo na qual sou professor e utilizar o espaço GP como ponto de treinamento aos finais de semana e sempre que possível".

Fora a vaga conquistada através do próprio suor dentro dos tatames, o único desafio que pode se mostrar intransponível é a falta de condição financeira para bancar a viagem da dupla, que sonha em voltar da viagem com uma medalha internacional.

"Infelizmente ainda não estamos garantidos na competição tendo em vista os custos que são relativamente altos quando se tratam de viagem internacional. A dificuldade de patrocínio é uma realidade dos esportistas em todo o território brasileiro, mas o objetivo é sim que consigamos empresas que possam nos apoiar nessa jornada", destacou Marcos Felipe, que pretende dividir as atividades como professor, com os treinos e caminhadas em busca de um patrocinador. A viagem está prevista para dia 26/07 já que o evento ocorrerá no dia 30. "Como se trata de mais de 24h de viagem é necessário um tempinho para se adaptar ao local da competição".

O pai ressalta que apesar dele e a filha terem partido para competição disputada em Brasília, bem preparados, o resultado final ainda assim acabou sendo uma grande surpresa para a dupla. "O desempenho dela, com apenas 9 anos, foi uma surpresa até pra mim. Já que, atualmente, o esporte de dedicação principal da Hadassah Esther é a ginástica artística. O karatê sempre foi em segundo plano para ela, mas nunca deixou de praticar desde os 3 aninhos", frisou.

Agora, no entendimento do pai, a tendência é a atleta se desenvolver ainda mais na área de artes marciais, pelo fato de ter se empolgado. Marcos Felipe ressalta que o início dela dentro dos tatames foi precoce se comparado com o dele, que começou a ensaiar os seus primeiros golpes apenas aos 13 anos.

"Ela iniciou no karatê aos 3 anos, eu iniciei aos 13 e já ganhei algumas competições ao longo da vida, mas essa do México com certeza será a mais importante da minha carreira mesmo eu já com meus 32 anos". Marcos Felipe não esconde que sempre foi o grande incentivador da menina dentro do esporte. "Para ela existiu meio que uma determinação minha no início, acho que a filosofia do karatê permite um desenvolvimento em todas as esferas do desenvolvimento humano e numa era onde a tecnologia navega livremente e a perda de certos valores sociais são evidentes, resgatar a ideologia de respeito e compromisso com desenvolvimento pessoal através dos ensinamentos das artes marciais, com certeza, são de grande importância para o desenvolvimento pessoal".

Fonte: TN

Comunicar erro
PATRICIA
87 FM