87 fm

Parnamirim quer fazer de "lagoa azul" ponto turístico

Por Jair Bala em 03/02/2023 às 10:49:12

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, anunciou nesta quinta-feira (2) que pretende tornar a "lagoa azul" - afloramento de água que surgiu durante escavação de obra de esgotamento - um ponto turístico da cidade. A declaração foi dada na leitura anual na Câmara Municipal e confirmada em vídeo gravado com o vereador Éder Queiroz.

A proposta já foi encaminhada à Secretaria de Obras para que analise as alternativas, segundo o prefeito. O passo agora é discutir um projeto de ponto turístico no local, localizado na Rua João Paulo Segundo, no bairro Nova Esperança.

"Recebemos ontem [quarta-feira] com a maior alegria o laudo da Caern dizendo que a água é potável, é boa. Já determinei que o meu secretário de Obras se junte com uma equipe nossa de Planejamento para se planejar uma coisa para ali. A ideia é que ali seja um ponto turístico de Parnamirim. Com certeza, a população merece", disse o prefeito.

A Caern divulgou laudo nesta quarta-feira (1º) que atesta que a água no afloramento é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação. A conclusão é do estudo feito no Laboratório Central da Caern, que apontou que a qualidade da água é semelhante à água proveniente dos poços tubulares localizados naquela área, responsáveis por parte do abastecimento da população da cidade. O Instituto de Gestão das Águas (Igarn) também analisou a água e chegou ao mesmo resultado.

O afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul, do local que ficou popularmente conhecido como "buraco azul", é, segundo a Companhia, um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.

A Caern, que atua como apoio técnico na obra, reforça a recomendação de que a população respeite o perímetro da obra por questões de segurança.

O superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ricardo Barros, explica que não é raro o registro de ocorrências como essa durante a realização de obras, nas quais águas subterrâneas afloram. Nesses casos, quando se trata de um aquífero, é necessário fazer o seu rebaixamento, a fim de que o trabalho de engenharia continue.

"É mais importante para a preservação do aquífero a construção da obra de esgotamento sanitário do que qualquer outra coisa. Sem esta obra acontecem contribuições de fossas ou lançamentos de esgoto no solo sem o devido tratamento", esclarece o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt.

A Caern, que atua como apoio técnico na obra, reforça a recomendação de que a população respeite o perímetro da obra por questões de segurança. Apesar disso, a "lagoa" ainda atrai diversos visitantes. Homem, mulheres e crianças, de várias idades aparecem no local para tirar foto, filmar e compartilhar nas redes sociais. A cor azul da água é o que mais chama atenção. Nas redes sociais já é possível notar comparações entre a a água que brotou na obra e Jericoacoara, famosa cidade turística do Estado.

"É um fenômeno da natureza, nunca que vimos uma coisa dessa, uma água bonita dessa, azul. Está chamando atenção de muita gente, toda hora tem muita gente aqui', diz o aposentado Rogério Castro, 60, que visitava o local pela primeira vez com sua esposa.

O motorista de aplicativo, Washington Fernandes, 33. De acordo com ele, o local tem potencial para virar ponto turístico da cidade. "Seria um ponto turístico que traria mais rendimento a cidade e acho que seria um crime continuar com a obra. Se fizessem um resort, alguns quiosques, mesmo que não fosse para tomar banho, seria um ponto turístico para as pessoas tomarem banho", afirma.

Segundo trabalhadores locais, pessoas chegam para visitar em qualquer horário, inclusive de noite. "É 24h, não para não, porque virou atração turística, né. É de madrugada, de dia, de noite, toda hora. É matéria, é tudo aqui", afirma Robson do Nascimento, 25. Ainda de acordo com ele, ninguém mais quis entrar no buraco, depois que dois jovens decidiram tomar banho na água, no ultimo domingo (29).

Fonte: TN

Comunicar erro
PATRICIA
87 FM